Atualmente, o transformador isolador é bastante utilizado para proporcionar segurança e energia 100% limpa para ambientes com grande oscilação na rede elétrica, como regiões com muitas indústrias ou fazendas. Ele é um equipamento importante e indispensável para o seu projeto elétrico, seja ele urbano, na zona rural, predial ou industrial. Continue lendo esse conteúdo para entender um pouco mais sobre ele.
Conforme já sabemos, o transformador tem a função de modificar a energia elétrica, transformando os níveis de tensão para deixá-la apta para a estrutura que vai receber a energia, seja 110V ou 220V. O transformador consegue gerar uma energia limpa, equilibrada e eficiente para manter os equipamentos sem oscilações. O transformador isolador, por ser fabricado com dois enrolamentos independentes, sendo um primário que funciona como entrada e outro secundário que funciona como saída, serve como “para-choque”, atenuando possíveis situações de estresse elétrico e protegendo as cargas de energia que passam pela rede.
O transformador isolador é comumente aplicado onde há necessidade de alteração da voltagem da rede em baixa tensão, como motores, máquinas gráficas, geradores de fase, dispositivos para ligar ar condicionado, em construções, compressores e equipamentos rurais. O fato de ser isolador faz com que esses transformadores consigam adaptar-se com facilidade aos sistemas de ventilação forçada, aumentando sua capacidade em até 40%. Além disso, suportam altas temperaturas e possuem baixo nível de ruídos, o que diminui custos com manutenção. O transformador isolador é conhecido por oferecer segurança e economia em projetos elétricos.
Com o aumento do uso de sistemas fotovoltaicos em casas e empresas, percebemos também um aumento no uso de transformadores isoladores, os mais indicados para esse tipo de projeto por ser mais confiável na proteção do inversor, geralmente o componente mais caro no funcionamento de um sistema de captação de energia solar. Nesse sentido, o transformador isolador tem como vantagem a segurança e qualidade da energia fornecida, já que seu princípio de ação permite uma atenuação dos componentes da alta frequência, aproximando sua saída a de uma tensão ideal. O mais importante a ser considerado em um projeto elétrico é a qualidade e cuidado com a segurança de todos, analisando inversores e rede de alimentação.
Na Tecmund são produzidos transformadores monofásicos e trifásicos com excelência de qualidade, produzidos e distribuídos a partir de Feira de Santana, na Bahia, a segunda maior cidade do estado da Bahia e maior entroncamento do norte/nordeste o que possibilita excelente logística para diversas cidades do nordeste. A Tecmund tem a solução que você precisa para projetos elétricos!